Idealizador do Portal do Montador

PORTAL DO MONTADOR - UMA IDEIA EM EVOLUÇÃO

Finalmente apresento o Portal do Montador 2.0, a ferramenta definitiva quando se fala em montagem de móveis no Brasil. Reconheço que foi preciso acumular mais de 20 anos de experiência no segmento moveleiro para enxergar claramente e assim conceber o site que agora apresento.

Quando idealizei o Portal do Montador 1.0, sabia de suas deficiências funcionais e tecnológicas, mas por outro lado também entendia que uma jornada tem um começo, um meio e um fim. Claro que estamos distantes do fim, mas os montadores de móveis do Brasil e quem busca por eles já sabe que podemos melhorar a cada dia, o que vem de fato acontecendo.

Existem diversos aspectos relacionados à mão-de-obra da montagem de móveis que precisam ser compreendidos. Para isso precisamos encarar a visão do cliente, o consumidor final.

Desde o ínício, na primeira versão do Portal do Montador, exigíamos CPF ou CNPJ para o cadastro, mas como era um "auto-serviço" existia a questão da limitação em garantir a veracidade dos dados fornecidos. Muitos montadores reclamaram e não entenderam, o que dificultou a triagem profissional. Porém o cliente precisa saber para QUEM está abrindo as portas de sua casa e devido a este fato, optamos pela qualidade ao invés da quantidade.

Agora no Portal do Montador 2.0 fomos além, pois os montadores pessoas físicas devem forneccer suas respectivas fotografias para andamento do cadastro. Apenas os montadores pessoas jurídicas estão liberados a utilizar logos e imagens empresariais, uma vez que possuem CNPJ. Isto se traduz de maneira direta em confiança por parte de quem utiliza o POM, que agora tem a opção de simplesmente rejeitar receber um montador de móveis diferente da imagem de cadastro.

Dentro deste cenário, era preciso ainda assegurar as qualificações profissionais dos montadores. Mesmo com todo o cuidado na triagem telefônica, foi preciso questionar as ferramentas utilizadas pelos profissionais, numa tentativa de adotar uma filtragem ainda mais seletiva em nossa base de dados.

Com relação aos filtros de busca, tentamos estabelecer critérios que pareçam mais simples e objetivos para o consumidor final, muitas vezes totalmente leigo no tocante à montagem de móveis. A API de mapa do Google foi também aprimorada e tomamos todo o cuidado com a questão estética do site, observando o custo-benefício de beleza x velocidade.

Da mesma maneira que o Portal do Montador versão 1, a responsividade é uma marca registrada da ferramenta, totalmente integrada para uso em smartphones e tablets, agora mais leve e rápida que a versão inicial. A GEOBUSCA (Busca por Geolocalização) é uma ferramenta extremamente poderosa na medida em que combina filtros de variáveis com coordenadas de posicionamento gráfico.

Resolvemos alterar radicalmente o sistema de avaliação dos montadores, anteriormente burocrático e principal foco de reclamação dos usuários. Agora o cliente pode comentar pelo próprio site ou ainda pelo facebook suas opiniões e impressões sobre o serviço oferecido pelo montador contratado.

Um ponto decisivo tem sido a questão de reduzir a distância entre montadores de móveis e fabricantes, o Brasil passa por uma experiência única de urgência em alavancar a produtividade e reduzir custos. Acreditamos que a assistência técnica oferecida pelo fabricante não precisa arcar com o deslocamento de seus profissionais, na medida em que entendam e estejam engajados na utilização dos profissionais aqui disponibilizados.

Para que esta visão pudesse funcionar, os montadores de móveis que passam pela triagem, recebem uma credencial (ID), na verdade um cógido que garante sua QUALIFICAÇÃO TÉCNICA junto ao Portal do Montador, ou seja, houve uma entrevista técnica com o respectivo profissional antes de sua disponibilização no site, diferente do POM versão 1, onde isto ocorria por auto-serviço.

Neste novo contexto, os fabricantes associados podem agora determinar quais os montadores CREDENCIADOS POM que estão autorizados a prestar serviços de assistência técnica em seus respectivos produtos. Muitos dos fabricantes me conhecem pessoalmente e temos graças a isso, conseguido organizar esta ideia de forma prática e objetiva, para que o planejamento se torne realidade dia após dia.

Finalizando, gostaria de agradecer a todos os que colcaboraram direta ou indiretamente nesta jornada, seja através de e-mails, telefonemas ou bate-papos que tivemos. Peço a compreensão daqueles para os quais não fomos capazes de responder os e-mails recebidos e também para eventuais detalhes e bugs do site ainda em construção. O final do anos está chegando e sabemos da demanda que se aproxima.

Um grande abraço a todos os montadores de móveis do Brasil com os quais já conversei ou não.

 

Atenciosamente

Cláudio Perin